top of page
Post: Blog2_Post
Buscar

Como fazer um livro sem costura?

Tem papéis, tesoura e cola por aí? Vamos então fazer um livro :)

Um livro sem costura para experimentar como publicação, como caderno e como objeto.

O papo hoje é rápido. A gente pensa que para fazer um livro em casa precisa costurar, mas existem outros jeitos possíveis, livros feitos com dobras, colagens, encaixes ou grampos. Que tal aprender a fazer um livro sem costura feito com colagem? É uma estrutura de encadernação chamada Sempuyo que exige pouco material - papéis e cola - e que pode ser executada em poucas etapas - dobras e união.


 

Livro di_verso - Um livro de dobras e colagem


Como fazer um livro sem costura? A gente pode pegar papéis e experimentar usar grampos, dobras, fitas. E a gente também pode conhecer modos outros de produzir o livro. Hoje compartilhamos um livro tradicional sino-japonês conhecido como Sempuyo, em japonês, ou Flutter book, em inglês. Por aqui, temos chamado esse fazer de livro di_verso, no desejo de colocar versos dentro do papel, e também pela sua semelhança com um livro códice tradicional, mas quando olhamos mais de perto e o manuseamos, suas páginas se desdobram em esculturas de papel.





Um livro sem costura para experimentar como publicação, como caderno e como objeto. Então, aproveita para separar os materiais e assistir ao vídeo. :)


 

Para saber mais, consulte o livro Japanese Bookbinding, de Kojiro Ikegami.


vinicius

 

ME AVISA


Para RECEBER UM AVISO das vagas para nossas oficinas, acesse: http://minimodiario.com.br/meavisa

691 visualizações0 comentário

recentes

fique por perto

categorias

bottom of page