top of page
Post: Blog2_Post
Buscar

Costuramos encontros

Costuramos: trocas, papos e convites

Muito a se falar! Vamos compartilhar um pouco sobre a oficina de encadernação artesanal no Espaço Comunidade, divulgar a nossa entrevista para o pessoal do Aonde é o rolê? e convidar você para a nossa 2ª oficina de encadernação, agora na Biblioteca Prefeito Prestes Maia, ainda em agosto. =) Agora as costuras!


A primeira costura: a oficina

Este ano decidimos jogar com a memória. Como tudo que nos propomos, tentamos nos afastar de um modo teórico de agir e experimentamos o caminho da prática. Nem sempre é fácil. Este ano mesmo, houveram desentendimentos dentro do coletivo. Acontece. É a relação entre as vontades. Os desejos que se abrem e buscam costurar um ser conjunto. Assim, após conversas decidimos levar tudo um tanto mais devagar, focar em apenas um projeto por vez, crescer como broto singelo antes de criar tantos ramos e raízes.


costuramos oficina espaço comunidade

Sobre estar aberto para receber da vida

Então a vida nos trouxe até aqui, na realidade até lá, até o dia 30 de julho de 2016. Um dia de sol, um sábado. Nos preparamos devagar, tudo amanheceu vagaroso. Havíamos preparado tudo antes, conversado, exercitado. Paulo compartilharia as dobras do primeiro livro; Carlos faria a apresentação; Ana, as duas primeiras costuras; e Carlos voltaria para a costura final. Os papéis já prontos, material extra à espera. Vida preparada para se divertir. Além disso, no dia teríamos visitas. Estávamos abertos para a vida.

Chegamos no Espaço Comunidade, fomos recebidos pelo Diko e começamos a organizar o espaço. Mesas, cadeiras, papéis, ferramentas. Um enfim de objetos que ocupam seus lugares e vão criando o ambiente para a ação. Nossos corpos se aquecem, nossas mentes se preparam. Hora de receber. Ensinar é isso, não? Receber. A gente recebe gente, olhares, ideias. Recebe ar novo. Recebe desafios. Recebe novos modos de nos ver, de nos ser. Recebemos muito nesse dia.

O Espaço Comunidade recebia a aula de violão no espaço do Bar. A gente recebia as pessoas que chegavam: participantes, Juliana – nossa técnica do Programa VAI -, o pessoal da página Aonde é o rolê, que veio nos entrevistar [veja mais embaixo =) ]. As vozes a ecoar, nossos livros passando de mão em mão e as coisas a acontecer em seus ritmos. Na vida quase não temos controle de nada, apenas recebemos a vibração do espaço e como corpo que somos vibramos conjuntamente.


costuramos oficina espaço comunidade

Sobre produzir artes e corpos

Tivemos 15 participantes. Compartilhamos 4 formatos de livros. Ficamos juntos por umas 3 horas. Construímos um instante. Livros sendo feitos, corpos sendo feitos, vidas se potencializando. A memória grava sorriso, grava dúvidas, grava ansiedades, grava conversas, grava linhas e costuras que em seu desenho-costura criam objetos. Somos fazedores, não consumidores. Somos produtores, não enganadores. Somos mão que é corpo, que é vibração que é vida. Somos criação.

Com todo esse processo vamos atentos olhando pouco a pouco para as memórias, buscando tatear o que elas querem conosco. E, assim, com a alegria dos encontros, caminhamos para as próximas oficinas, uma agora já em agosto na Biblioteca Prefeito Prestes Maia [veja mais informações abaixo], e a outra lá pra setembro, e com formato novo, na Biblioteca Belmonte. Costuramos.

 

A segunda costura: Aonde é o rolê?

Aonde é o rolê é um projeto de divulgação cultural das periferias da Zona Sul de São Paulo/SP. Ele é feito pela Stephanie, Deilson e Beto. Os três super disponíveis a mostrar de um modo sincero e bonito todo esse movimento cultural. Siga o pessoal lá no facebook!

Um prazer esse papo e, também, poder mostrar um pouco do que produzimos no mínimo diário. Aproveita para espiar nossos livros. Costuramos tudo com muita alegria.


 

A costura dos próximos dias: nova oficina

Convidamos os multiplicadores culturais para a 2ª oficina de encadernação do #MemóriasPontuais. Será no dia 24 de agosto, das 14h30 às 17h00, na Biblioteca Prefeito Prestes Maia, Av. João Dias, 822 – Santo Amaro. Nós costuramos livros. Vem encontrar a gente!


convite oficina de encadernação gratuita. biblioteca prefeito prestes maia.

A oficina novamente possui 10 vagas para multiplicadores culturais – isto é, gente que trabalha ou atua nas áreas de cultura, arte e educação. Relembrando: a inscrição é GRATUITA e fornecemos todo o material.

Para se inscrever basta enviar até às16h do dia 17 de agosto , um e-mail para oi@minimodiario.com.br, com as seguintes informações:

NOME, IDADE, BAIRRO, TELEFONE, E ÚLTIMA EXPERIÊNCIA (formal ou informal) NAS ÁREAS DE ARTE, CULTURA OU EDUCAÇÃO.

A seleção se dará por sorteio no dia 17 de agosto, com preferência para pessoas das subprefeituras do M’Boi Mirim ( Jd. Ângela, Jd. São Luís, Guarapiranga e região), do Campo Limpo (Campo Limpo, Capão Redondo e região) e Santo Amaro

Para saber mais sobre a oficina e encadernação veja esta publicação.


costuramos oficina espaço comunidade

INFORMAÇÕES DETALHADAS

Quando? dia 24 de agosto – 4ª feira – das 14h30 às 17h00

Onde? Biblioteca Prefeito Prestes Maia – Av. João Dias, 822 – Santo Amaro – São Paulo/SP

Quanto? Oficina Gratuita – Material Incluso, distribuição de kit de ferramentas básicas.

Para quem? Agentes socioculturais, educadores e arte-educadores.

Seleção? 10 vagas, seleção por SORTEIO.

Inscrições? enviar e-mail com NOME, IDADE, BAIRRO, TELEFONE, E ÚLTIMA EXPERIÊNCIA (formal ou informal) NAS ÁREAS DE ARTE, CULTURA OU EDUCAÇÃO para oi@minimodiario.com.br até as 16h do dia 17 de agosto.

Resultado? Sorteio e divulgação dos sorteados 17 de agosto aqui no blog e por e-mail.

 

Patrocínio

Esta ação faz parte do projeto Memórias Pontuais. Projeto com apoio da Secretaria Municipal de Cultura através do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais – VAI 2016.

13 visualizações0 comentário

recentes

fique por perto

categorias

bottom of page