top of page
Post: Blog2_Post
Buscar

Qual papel pro meu livro? Papéis para encadernação

[pequena atualização em 30/10/2015 – em breve um artigo mais completo 😉 ] Estamos organizando o nosso trabalho para vendermos de forma mais planejada os nossos livros. Queremos manter o trabalho de encomendas personalizadas e também dispor de alguns já prontos para vender on-line e pelo mundo afora. Além de continuar com as nossas experimentações, esse prazer maior na brincadeira de criar livros.

Nisso buscamos ideias de papéis diferente para confeccionar os miolos dos livros. Caso não saiba, o miolo é a parte interna do livro, é o conjunto de cadernos costurados do livro. Talvez vocês esteja pensando algo parecido com: Como assim cadernos do livro? É isso mesmo, o livro é basicamente composto por sua capa e os seus cadernos costurados. Como não quero fugir muito do assunto só vou dizer que caderno é o conjunto de quatro folhas dobradas ao meio e colocadas uma dentro da outra. A palavra caderno vem do latim e tem a ver com numero quatro, quaternum. Ei, se quiser saber mais tem um texto legal sobre isso aqui ó.

Livro pequenino vegetal, com miolo em papel vegetal.

pequenino vegetal – 2014, feito com miolo em papel vegetal.


Papéis para encadernação

Agora voltando ao papel (e esse vem do latim papyrus) estou em busca de possibilidades. Quando comecei a encadernar usei bastante folhas de papel sulfite e de papel reciclato achadas em casa, usei alguns impressos e também anúncios publicitários que tinham folhas bonitas e até alguns cadernos (=P) velhos e abandonados. Depois passei a me aventurar em outros materiais como o papel vegetal e o papel kraft, hoje são dois dos meus favoritos. Conheci o papel pólen e vi ele assumir o posto do favorito das minhas encadernações. Mas mesmo assim, sempre dá vontade de tentar algo novo.

Ainda ficava na pergunta, quais papéis para encadernação? Então continuei nas buscas, uma vez tentei com papel couchê, achei até interessante só é ruim para traçar nele com materiais comuns – acaba borrando tudo. Já vi usarem papel vergê para o miolo todo –  achei estranho devo dizer, não entendi o porquê do papel, ele parecia não estar em seu lugar. Gosto do vergê para detalhes, as folhas de guarda por exemplo e até algumas capas impressas de brochuras. Olha um jeito que usamos:

Livro TERRA com miolo em papel pólen e ilustração impressa.

TERRA – 2014, com o miolo em papel pólen e colagem em papel vergê impresso.


Já fiz alguns trabalhos com algumas cores de papel color plus e um dos objetivos de agora é fazer o livro inteiro com várias cores. Já li pela rede sobre papel artesanal e papel marrakech (várias cores sairam de linha, não sei se ainda é produzido), só que nunca trabalhei com esses materiais embora eles já estejam há algum tempo na lista. Detalhe que quase esqueci, vi uma encadernação misturando sulfite com papel manilha, aquele rosado pra embrulhos simples, sabe? Achei lindeza essa ideia.

Nessa jornada de novos materiais, joguei a questão pro grupo Encadernação e Restauro do Facebook, e tive mais algumas adições para experimentar: papel markato, papel chamois bulk e papel sulfite colorido. Gratidão para as pessoas que participaram da conversa: Adriana, Mara, Sarah, Denise e Fabíola.

Caramba é papel demais. Que bom! E agora deixo eles aqui registrados para poder experimentar.

Livro re-escreve com miolo em papel kraft

re-escreva – 2015, segundo livro do #InventeUmMeio, com o miolo em papel kraft. O contraste das letras fica bem marcante. Só cuidado com caneta no kraft, ele é bom para materiais porosos ou secos! 😉


Uma curiosidade, vocês sabiam que o papel antigamente era feito de restos de trapos? Houve até uma época em que existiam catadores de trapos para a produção de papel. Li isso no livro de Martyn Lyons, Livro – uma história viva, que peguei lá na Biblioteca Viriato Corrêa.

Fico por aqui e se tiverem algum outro material para compartilhar fala aí, agradecemos.

 

ME AVISA


Para RECEBER UM AVISO das vagas para nossas oficinas, acesse: http://minimodiario.com.br/meavisa

345 visualizações0 comentário

recentes

fique por perto

categorias

bottom of page