top of page
Post: Blog2_Post
Buscar

Um livro é uma sequência de espaços



“O livro é uma sequência de espaços…”


O Sesc Pompeia fez em 2014 uma exposição chamada O desenho como instrumento. A exposição trazia diversos livros de artistas, e junto a eles também estavam reflexões sobre o livro como objeto. Não tenho mais anotado de quem é o livro nessa foto, contudo o grande motivo da imagem é a frase de Ulises Carrión: um livro é uma sequência de espaços.


Uma das grandes curiosidades do mínimo diário é o porquê de usarmos a palavra caderno para designar um livro não escrito. Afinal, o caderno é só uma parte de um livro, o conjunto de quatro folhos dobradas em sua origem. E se observarmos, o mesmo ocorre num livro escrito – o texto é apenas parte do livro, não? Então, por que o conjunto de folhas vazias costuradas e encadernadas ficou com o nome de apenas uma parte – o caderno -, e o conjunto de folhas escritas ou desenhadas ficou com o nome do objeto-livro como um todo?


Quando leio a frase de Carrión percebo mais claramente essa dimensão irmã dos dois livros – preenchido ou vazio: o livro preenchido tem ali em suas folhas a marca de alguém, os seus registros e compartilhados com o outro, espaço a espaço o livro expõem uma forma de diálogo; já o livro vazio em sua folhas nos envia para um abismo de possibilidades, folha a folha vemos como é possível criar um mundo seja um mundo lógico ou não.


O livro se impõem como esse objeto de espaços e é a permissão desses espaços que permite seu trabalho. Seja realizar um trabalho gráfico e/ou editorial, como ser um espaço de ausências, rupturas e reflexões. Gosto muito de rever meus livros cheio de anotações e riscos e espaços – páginas puladas, uma rasgada… infinidades. O caderno-livro se mostra como seu irmão livro-editado, sendo um objeto permanente e não mais um ser descartável e sem conteúdo.

Dessa forma, o livro tem em si essas dimensões talvez sagradas: é o detentor de espaços de criação e de permanência. E vive nesse misto de criador e mantenedor, e em sua sequência de espaços o livro se permite.


Inventemos meios!


Para ver outras fotos da exposição é só conferir em nosso flickr: https://www.flickr.com/photos/minimodiario/sets/72157648801343233/

4 visualizações0 comentário

recentes

fique por perto

categorias

bottom of page